Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XI Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura e V Congresso Internacional de Atividades de Aventura

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FONTES DE CONHECIMENTOS DE UMA TREINADORA DE SURFE PARA SUA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Vinicius Zeilmann Brasil, Valmor Ramos, Jéssica Dias Cardoso, Tayná Iha, Juarez Vieira do Nascimento

Última alteração: 2021-10-04

Resumo


O objetivo do estudo foi analisar as fontes de conhecimentos de uma treinadora de surfe da cidade de Florianópolis, Santa Catarina. Adotaram-se procedimentos de pesquisa qualitativa e estudo de caso, por meio da combinação de técnicas de observação participante e entrevista semiestruturada. Foi utilizada a técnica de Análise Temática para a análise dos dados. Na aprendizagem em suas experiências prévias, o curso de Educação Física e os cursos específicos de surfe compreenderam iniciativas intencionais da treinadora relevantes para a legitimação formal e subjetiva de sua atividade como treinadora. No contexto de intervenção profissional desta treinadora as situações relevantes para a construção de conhecimentos foram a prática do surfe, a prática profissional, as interações sociais e as consultas na internet. A aprendizagem da treinadora de surfe abrangeu um processo complexo e contínuo, a partir de suas experiências dentro de um contexto sociocultural de prática esportiva e de intervenção profissional.

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