Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XI Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura e V Congresso Internacional de Atividades de Aventura

Tamanho da fonte: 
AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: OUSADIA NA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA
Jaqueline da Silva, Allana Alexandre Cardoso, Ana Flávia Backes, Gelcemar Oliveira Farias, Juarez Vieira Nascimento

Última alteração: 2021-07-31

Resumo


As atividades de aventura consistem em um conteúdo pouco frequente nas aulas de Educação Física. Existem professores que buscam superar este cenário utilizando diferentes estratégias para a sua implementação. Assim, objetivou-se analisar as estratégias adotadas pelos professores para a implementação das atividades de aventura nas aulas de Educação Física Escolar. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, complementadas pela análise documental de planejamentos, da qual participaram sete professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de São José/SC. Os resultados revelaram que os professores utilizam diferentes estratégias, com destaque para: adaptação de materiais e atividades, utilização de vídeos e imagens, conexão com a comunidade, valorização dos conhecimentos dos alunos e, encaminhamento de autorização aos pais. Conclui-se que é possível oportunizar a implementação das atividades de aventura por meio de distintas estratégias, possibilitando experiências, mesmo que de formas adaptadas, com aprendizagens significativas.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.