Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII CONGRESSO NORTE BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (CONCENO)

Tamanho da fonte: 
A FORMA ESCOLAR
Francisco Jardel Paim de Freitas, Denise Grosso da Fonseca, Roseli Belmonte Machado

Última alteração: 2022-10-22

Resumo


Este estudo trata da docência em Educação Física no Ensino Médio noturno, em escolas estaduais do RS. Consideramos o conceito de Forma-Escola (RANCIÈRE, 1988), para problematizar como os professores operam com os tempos, os espaços e os materiais disponíveis, elementos que caracterizam a Forma Escolar. O objetivo foi analisar, discutir e compreender como professores de Educação Física que atuam no Ensino Médio noturno da Rede Pública Estadual do RS operam com os elementos da Forma Escolar para exercerem suas docências. Realizamos uma pesquisa qualitativa em que as informações foram coletadas a partir de entrevistas semiestruturadas com dois professores e submetidas a análises culturais (COSTA, 2000) em diálogo com a literatura que trata dos Estudos Culturais em Educação. Compreendemos que os professores consideram a realidade do estudante trabalhador e dos demais docentes que já estão no terceiro turno de trabalho na escola noturna, quando elaboram suas docências a partir dos elementos da Forma Escolar. Desse modo, buscam superar os obstáculos cotidianos e valorizar a Educação Física nesse âmbito.

Texto completo: PDF