Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII CONGRESSO NORTE BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (CONCENO)

Tamanho da fonte: 
ESTRATÉGIAS DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Renan Santos Furtado, Jonas Pinheiro Gomes

Última alteração: 2022-10-22

Resumo


O presente estudo, oriundo de discussões e reflexões no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIC/EDITAL 07-2021) da Universidade Federal do Pará (UFPA), visa discutir o lugar do corpo no processo de ensino e aprendizagem das práticas corporais na escola. Assim, nesse trabalho apresenta-se como objetivo geral: Descrever as estratégias de professores do Ensino Médio da Escola de Aplicação no ensino da Educação Física tendo em vista o processo de ensino e aprendizagem de seus alunos e a busca por legitimação da disciplina. Metodologicamente se fez uso de fontes análise documental e da entrevista semiestruturada. Apontamos que os professores estudados buscam trabalhar uma Educação Física de forma inovadora, buscando estratégias de legitimar essa em seu espaço de atuação diante da comunidade escolar de forma geral.

Texto completo: PDF