Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII CONGRESSO NORTE BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (CONCENO)

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VIVÊNCIAS DE JOGOS POPULARES COMO UM RESGATE DA CULTURA POPULAR NO ÂMBITO ESCOLAR
Bruna Lopes de Alcântara, Dalita Vieira de Campos, Gabriela Souza dos Santos, João Gabriel Reis e Silva, Fernanda Yully dos Santos Monteiro

Última alteração: 2022-10-22

Resumo


A consolidação do meio técnico-científico-informacional e o avanço da tecnologia, incidiram diretamente sobre os jogos populares que estão sendo pouco praticados pelas crianças, tanto na escola como nos momentos de lazer. Dessa maneira, a revisão de literatura buscou investigar os principais motivos desse fato e buscou mostrar a importância e os benefícios das vivências desses jogos durante a primeira infância nas aulas de Educação Física. Para coleta de dados, utilizamos as bases de dados SciELO, Periódico Capes e Google Acadêmico, para a obtenção de artigos, que foram selecionados de maneira sistemática, ou seja, os textos foram analisados integralmente para verificar se atendiam aos critérios da pesquisa. Desse modo, observou-se que, a utilização dos jogos populares como ferramenta de ensino-aprendizagem e sociabilidade se faz imprescindível para o desenvolvimento de crianças de séries iniciais, uma vez que proporciona experiências lúdicas que abrangem o resgate da cultura popular, bem como o aprimoramento de habilidades motoras, psico-pedagógicas e sociais.

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