Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII CONGRESSO NORTE BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (CONCENO)

Tamanho da fonte: 
QUESTÕES EMERGENTES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO DENTRO DOS CONTEÚDOS DE LUTAS E DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS SÉRIES INICIAIS EM UMA ESCOLA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA.
Fagner Medeiros Dias, Fernanda Yully dos Santos Monteiro, José Jean da Silva Guedes, Lucas Abraão Santos De Oliveira, Yago Laian Gonçalves Ribeiro

Última alteração: 2022-10-23

Resumo


O estudo analisou como são tratadas as questões de gênero e suas implicações nas aulas de educação física escolar. Caracteriza-se como estudo de caso. A coleta dos dados se deu pela aplicação de um questionário. Nas respostas percebemos os impactos sociais e histórico que ainda hoje estão presente nos conteúdos de dança e lutas, além dos outros conteúdos pertencentes as práticas corporais. Concluímos que buscar conhecimentos que propiciem debates sobre as questões de gênero dentro da escola são imprescindíveis para a mudança do atual cenário.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Física; Gênero; Escola.

Texto completo: PDF