Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII CONGRESSO NORTE BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (CONCENO)

Tamanho da fonte: 
GRUPO DE ESTUDO ACERCA DA ABORDAGEM CRÍTICO –SUPERADORA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS – PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIFAP
ALINE AMORIM DO NASIMENTO, ANA CLARA COSTA DA SILVA, JOÃO PAULO CARDOSO VASCONCELO, KAREM BARRETO FARIAS, CÁSSIA HACK

Última alteração: 2022-10-22

Resumo


Introdução: O presente texto trata de um relato de experiência do “Grupo de Estudos sobre a Abordagem Crítico-Superadora da Educação Física” criado no ano 2021 com ciclo de estudos em 2021, renovado para desenvolver novo ciclo de estudos 2021-2022 a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em Educação Física da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) no período de 2020-2022. Objetivo: Relatar a experiência desenvolvida com o “Grupo de Estudos sobre a Abordagem Crítico-Superadora da Educação Física”, bem como, compartilhar caminhos trilhados para aproximação dos professores/as em formação com abordagem em questão. Método: Registramos que o PIBID/UNIFAP na vigência de 2020-2022 realizou-se totalmente de forma remota tendo em vista a sindemia da Covid. Neste sentido, o grupo de estudos teve a mesma característica remota com atividades síncronas e assíncronas. A dinâmica do grupo de estudo desenvolveu-se quinzenalmente em encontros síncronos por meio de plataforma digital às segundas-feiras das 13h às 14h30. Houve uma bibliografia básica para leitura prévia com roteiro de estudo e ou questões específicas a serem respondidas e enviadas por mensagem eletrônica à Coordenação do grupo antecedendo em até um dia o encontro síncrono da referência específica. Esta bibliografia compreendia textos/artigos que durante estes anos de existência da Abordagem tratou do seu desenvolvimento enquanto possibilidade no real concreto do chão da escola para o trato pedagógico da Educação Física. A maioria das referências de leitura foram disponibilizadas de forma digital ou em links.
Resultados: O primeiro ciclo de estudo foi desenvolvido em doze [12] encontros síncronos mais treze [13] momentos assíncronos. O segundo ciclo de estudo foram sete [07] encontros síncronos com mais sete [07] momentos assíncronos de estudo. Assim, foram dezenove [19] encontros síncronos no total somado aos vinte [20] momentos assíncronos em que a Abordagem foi lida, estudada, debatida, apropriada. Cada participante elaborava um texto dissertativo/argumentativo sobre a Abordagem Crítico-Superadora da Educação Física, enfatizando alguma das temáticas discutidas ao longo dos estudos, considerando, no mínimo, três textos da bibliografia, sendo um deles o Coletivo de Autores, em no mínimo três laudas. O objetivo dos ciclos de estudo pautou-se por aproximar os/as participantes da Abordagem Crítico-Superadora do ensino da Educação Física bem como aos seus fundamentos teóricos, visando a apropriação de seus principais conceitos por meio da disciplina semanal de estudo visando a incorporação teórico-metodológica na prática pedagógica dos/as professores/as em formação. Conclusão: A avaliação geral sobre os dois (02) ciclos de estudo desenvolvidos foi de entusiasmo no sentido de estar se aproximando e apropriando-se de uma fundamentação teórico-metodológica passível de ser incorporada em suas práticas pedagógicas.
Palavras-chave: Educação Física. Abordagem Crítico-Superadora do Ensino de Educação Física. Formação de Professores. PIBID
Referências
ALBUQUERQUE, Joelma de Oliveira; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke. Projeto Histórico e Projeto de Escolarização: contribuições das Teorias Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica e Abordagem Crítico-Superadora do Ensino da Educação Física. In.: POIÉSIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – Universidade do Sul de Santa Catarina. UNISUL, Tubarão, v.14, n. 25, p. 52-70, Jan/Jul 2020. Disponível em https://pdfs.semanticscholar.org/f763/a68520e02e7cc3c84274f3a2bc309d062767.pdf
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. 2ª edição revisada. São Paulo: Cortez, 2012.
GAMA, Carolina Nozella; PRATES, Ailton Cotrim. Currículo e Trato com o Conhecimento: Contribuições à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora. Revista Gesto e Debate. Volume 19, número 05, junho de 2020. Disponível em https://static.s123-cdn-static.com/uploads/1154357/normal_5ee77f237467c.pdf
LAVOURA, Tiago Nicola. Natureza e especificidade da Educação Física na Escola. In.: POIÉSIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação [Mestrado] da Universidade do Sul de Santa Catarina [Unisul], Tubarão, v.14, n. 25, p. 99-119, Jan/Jul 2020. Disponível em http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/index
MELO, Flávio Dantas Albuquerque; LAVOURA, Tiago Nicola; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke. Ciclos de Escolarização e sistematização lógica do conhecimento no ensino crítico-superador da Educação Física: contribuições da Teoria da Atividade. Revista Humanidades e Inovação. v.7, n.10 – 2020. Disponível em https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2338
TAFFAREL, Celi Nelza Zülke. Pedagogia Histórico-Crítica e Metodologia de Ensino Crítico-Superadora da Educação Física: nexos e determinações. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 27, n. 1, p. 5-23, jan./abr. 2016. Disponível em https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3962

Texto completo: PDF