Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
APROPRIAÇÃO/RESIGNIFICAÇÃO OU NEGAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO EM QUESTÃO.
Cintia Muller Angulski, Astrid Baecker Avila

Prédio: Auditório Jean Jacques Rousseau
Sala: Salão Central
Data: 2008-09-20 01:20  – 01:40
Última alteração: 2008-09-29

Resumo


Resumo

Esta pesquisa faz parte do Plano de Trabalho a ser desenvolvido no Programa de Desenvolvimento Educacional, do Estado do Paraná, em andamento no ano de 2008. Esta investigação busca compreender o Livro Didático Público, como um instrumento didático-pedagógico, verificando seu alcance no espaço escolar, na ótica dos professores e dos alunos como possibilidade de resignificação/apropriação ou negação do conhecimento. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados são: observação participante, entrevista semi-estruturada com professores e alunos e análise documental do Projeto Político Pedagógico, planejamentos de ensino e o LDP. Os dados receberão tratamento categorial e serão triangulados.

 

Abstract

This study is part of the Educational Development Program, from the Education Secretary of Parana State, which is still under construction and will be implemented during the second half of 2008. This investigation analyses the Didactic Public Book, being used as didactic-pedagogic instrument, analyzing its application in the school system, in teachers and students view like resignification/appropriation possibility or knowledge denying. The instruments used to collect the information will be consisted on participative observation, teachers and students interviews, analysis of Political Pedagogic Project document and learning planning.


Palavras-chave


conhecimento-ontologia, trabalho pedagógico, educação física

Texto completo: PDF