Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
UNIDADE DE DOUTRINA E PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ESCRITOS DE HOLLANDA LOYOLA (1939-1944)
Felipe Quintão Almeida

Prédio: Auditório Jean Jacques Rousseau
Sala: Laboratório 05
Data: 2008-09-20 03:10  – 03:30
Última alteração: 2008-09-29

Resumo


Trata da produção intelectual de Hollanda Loyola na Educação Physica, impresso no qual ocupou o cargo de diretor-técnico entre os anos de 1939 e 1944, consagrando-se como seu principal e mais produtivo redator. Opera um recorte em seus escritos de modo a destacar: a) o esmero na defesa de uma unidade de doutrina para a educação física brasileira; b) a discussão sobre o lugar da ginástica e do esporte nos programas de educação física escolar, sua pedagogia; c) finaliza situando essas duas chaves de leitura em relação a algumas teses já conhecidas no âmbito das pesquisas em história da disciplina no Brasil.

Abstract

This paper aims to analyze the intellectual work of Hollanda Loyola, the most productive publisher of the magazine Educação Physica, in that he attended as technical director. The results show: a) de strong defending of a united doctrine to brazilian physical education; b) how gymnastic and sport take their pedagogic place in School physical education; c) these key-lectures are collated with well known theses in the research of physical education history in Brazil.

 


Palavras-chave


Unidade de doutrina. Ginástica. Esporte.

Texto completo: PDF