Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO E FAMÍLIA: BUSCANDO APROXIMAÇÕES POR MEIO DA DANÇA NA ESCOLA
Andresa Silveira Soares, José Luíz Cirqueira Falcão, Maria do Carmo Saraiva

Prédio: Auditório Jean Jacques Rousseau
Sala: Salão Central
Data: 2008-09-20 02:50  – 03:10
Última alteração: 2008-09-29

Resumo


Resumo: O objetivo central dessa pesquisa  é analisar as relações entre Educação Física e Família tendo como campo de investigação a dança no contexto escolar.  Para isso, estão sendo realizadas vivências em Dança com as famílias a serem estudadas e tendo como ponto de partida os pressupostos da Dança-Improvisação.   Essa pesquisa de abordagem qualitativa baseia-se nos princípios metodológicos da pesquisa-ação e tem previsão de término para fevereiro de 2009.   Os instrumentos adotados são as oficinas, a observação participante, o questionário, a entrevista semi-estruturada e a análise de vídeos e fotos.  Os estudos aqui apresentados fazem parte da dissertação de mestrado que se encontra em fase de recolhimento de dados.

ABSTRACT: The main objective of this research is to analyze the relationship between Physical Education and Family based as field of investigation dance in a school context. For that, experiences have been realized with families in dance for studies, as initial point, the assumptions from Dance-improvisation. This search of qualitative approach is based on methodological principals of research-action and forecast of ending in February 2009. The adopted instruments are workshops, participating observation, questionnaire, semi-structured interview and analysis of videos and pictures. The studies presented here are part of a master’s dissertation in phase of information collecting.


Palavras-chave


Educação Física - Família - Escola - Dança

Texto completo: PDF