Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O “LUGAR” DO LÚDICO NA ESCOLA: COMPOSIÇÃO ENTRE SIMBOLISMO, LIBERDADE E GRATUIDADE
Aline Tschoke, Elaine dos Santos Oliveira, Lorena Lourdes Paoloni, Pedro Vinícius Brauza Ramos, Rafael Gonçalvez da Luz, Simone Rechia, Talita Stresser de Assis, Vanessa Mathias Friedrichsen

Prédio: Auditório Jean Jacques Rousseau
Sala: Salão Central
Data: 2008-09-21 06:40  – 07:00
Última alteração: 2008-09-29

Resumo


Este estudo analisa as formas de apropriação dos espaços lúdicos em uma escola pública que atende ao 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental, em Curitiba-PR, no período de recreio. Apoiado na pesquisa qualitativa e análise cultural proposta por Geertz (1989). Baseado na seleção, caracterização, delimitação e observação dos espaços lúdicos; e intervenção com alunos. Concluímos que a escola analisada disponibiliza espaços lúdicos, os quais de diferentes formas e intensidades são palcos privilegiados para a vivência da ludicidade. Nesses, as crianças podem simbolizar e criar, vivendo o sentido de liberdade e gratuidade nas experiências lúdicas.

 ABSTRACT

 This study analyses the appropriation forms of ludic space/equipments in a public school which attends the first and second Fundamental Teaching Cycles, located in Curitiba-PR, during the class break. Supported in a qualitative research of an analyses culture propose by Geertz (1989). Based on the selection, characterization, limitation and observation of the ludic spaces; and intervention with students. We conclude that the analyzed school provides ludic spaces, of different forms and intensities, which are perfect to privilege the ludic action. In this spaces the children can symbolize and create, living the felling of freedom and gratuitousness in the ludic experience.  


Palavras-chave


Espaço lúdico, apropriação, escola

Texto completo: PDF