Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
UM PROJETO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONSTRUINDO PRINCÍPIOS DE REFERÊNCIA...
Renato Facenda, Ricardo Rezer

Prédio: Auditório Jean Jacques Rousseau
Sala: Salão Central
Data: 2008-09-21 05:10  – 05:30
Última alteração: 2008-09-29

Resumo


Resumo: “O que ensinar, e como ensinar nas diferentes séries?” Essa tem sido uma das perguntas recorrentes no campo de estudo e reflexão da Educação Física (EF) brasileira. O objetivo deste estudo é apresentar princípios de referência, dentro de um exercício crítico-reflexivo, que possam contribuir para uma proposição de currículo para o ensino da EF escolar. Para tal empreitada, iremos apresentar algumas considerações iniciais sobre currículo, sua legitimidade e contribuições para a prática docente e, posteriormente, reflexões acerca de possibilidades para a elaboração de uma proposição introdutória de currículo para o ensino da EF na escola.

Palavras chaves: Currículo, escola, Educação Física.

 

 

Abstract: “What to teach, and how to teach in different grades?” This has been one of the recurrent questions in the study field and reflection of the Brazilian Physical Education (PE). The objective of this study is to present reference principles, inside of a critical-reflexive exercise, that can contribute for a proposal of curriculum for the teaching PE at school. For this duty, we will present some initials considerations about curriculum, its legitimacy and contributions for the teaching practice and, later, reflections about possibilities for the elaboration of an introductory proposal of curriculum for the taught of PE at school.

Key words: Curriculum, school, Physical Education.


Palavras-chave


Currículo, escola, Educação Física.

Texto completo: PDF