Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ITAGINGANDO: LIMITES E POSSIBILIDADE DA CAPOEIRA NA FORMAÇÃO HUMANA.
Bruno Santana, Maira Americano Labes

Prédio: Auditório Jean Jacques Rousseau
Sala: Sala 03
Data: 2008-09-20 05:10  – 05:30
Última alteração: 2008-09-29

Resumo


ITAGINGANDO: LIMITES E POSSIBILIDADE DA CAPOEIRA NA FORMAÇÃO HUMANA.

 

 

Bruno Emmanuel Santana da Silva Profº Doutorando

Maira Americano Labes Graduanda

 

______________________________________________________________________

 

Resumo: Nossa proposta de pesquisa ITAGINGANDO: limites e possibilidades da capoeira na formação humana visa a analisar a contradição que emerge entre os saberes populares e o conhecimento científico, no âmbito das reflexões pertinentes ao ensino e formação de educadores. Essa contradição é concretamente consubstanciada e toma como campo empírico a reflexão em torno das práticas educativas do projeto de extensão da Univali ( Universidade do Vale do Itajaí) na perspectiva de contribuir para elaboração de referenciais, teóricos e pedagógicos visando à construção da cidadania e emancipação humana socialmente referenciada a luz do materialismo histórico dialético.

 Palavras Chaves: Capoeira, Educação Física, Cultura e Educação.

 

______________________________________________________________________

 

Abstract: Abstract: Our proposal for research ITAGINGANDO: limits and possibilities of capoeira in formation human aims to analyse the contradiction that emerges between popular wisdom and scientific knowledge, as part of discussions relevant to education and formation of educators. This contradiction is concretely embodied and takes as empirical field the reflection on the educational practices of the project to extend the Univali (University of Vale do Itajaí) with a view to contributing to development of benchmarks, aimed at teaching the theoretical and construction of citizenship and human emancipation socially referenced the light of historical dialectical materialism. Keywords: Capoeira, Physical Education, Culture and Education.


 Keywords: Capoeira, Physical Education, Culture and Education.

___________________________________________________________________

 

Profº Doutorando Bruno Emanuel Santana da Silva:

Sertão por Natureza

Educação por Convicção

Capoeira Chapéu de Couro por Amor

Membro do Grupo de Capoeira Chapéu de Couro. Diretor de pesquisa da Confraria Catarinense de Capoeira. Membro fundador do grupo de estudos decapoeira do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.   Doutorando em Educação pelo centro de ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Vali do Itajaí. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação intercultural e Movimentos Sociais.

Graduanda Maira Americano Labes:

Acadêmica do 6º período do curso de Educação Física - Licenciatura da Universidade do Vale do Itajaí, bolsista do projeto de extensão Esportes na Escola.

Bailarina do grupo de Dança Impressão Q-Dá, Professora de Educação Física e Dança na Educação infantil, arbitra assistente da Federação Catarinense de Futebol.

 

Endereço:

Rua Batuel Cunha nº 600 Rio Tavares Florianópolis/ SC

CEP: 88048-310

 Nucleo Mover CED/ UFSC Campus Universitário - Trindade
88040-900 Florianópolis – S/C. Telefome: (048) 3331 8702 (048) 9997 0450

 

chapeudecouro@gmail.com

 mairaamericano@gmail.com

 GTT: Corpo e Cultura

Recurso: datashow

 

 


Palavras-chave


Práticas corporais, Educação Física escolar

Texto completo: PDF