Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A DIVULGAÇÃO DA IMAGEM DE BOBBY FISCHER E O AUMENTO DO CONSUMO E DA PRÁTICA DO XADREZ: ALGUMAS APROXIMAÇÕES PRELIMINARES.
Juliano de Souza, Fernando Augusto Starepravo

Prédio: Auditório Jean Jacques Rousseau
Sala: Sala 02
Data: 2008-09-20 04:35  – 04:55
Última alteração: 2008-09-29

Resumo


RESUMO

Meu objetivo neste artigo é estabelecer algumas aproximações iniciais entre o processo de divulgação da imagem de Bobby Fischer e o aumento do consumo e da prática do xadrez. Tais aproximações e relações aqui contempladas não são arbitrárias. Pelo contrário, as fontes primárias e as literaturas de xadrez consultadas estão a orientar e me conduzir em tal direção. A fundamentação teórico-metodológica se delineará no sentido de suscitar uma discussão a partir das contribuições de Pierre Bourdieu, principalmente no que concerne ao desenvolvimento das noções de campo esportivo, campo jornalístico e suas intersecções.

Palavras-chave: imagem, Bobby Fischer, oferta, demanda, xadrez.

 

 

ABSTRACT

My objective in this article is to establish some initial approximations between the process of spread of the image of Bobby Fischer and the increase of the consumption and of the practice of the chess. Such approximations and relations here contemplated are not arbitrary. On the contrary, the primary fountains and the literatures of chess consulted are orientating and to drive me in such a direction. The theoretical and methodological reasons outline is to raise a discussion from the contributions of Pierre Bourdieu, mainly concerning the development of concepts of field sports, journalistic field and its intersections. 

Keywords: image, Bobby Fischer, offer, demand, chess.

 

 

 

 


Palavras-chave


imagem, Bobby Fischer, oferta, demanda, xadrez.

Texto completo: PDF