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AS DIFICULDADES DO PROFESSOR COM O CONTEÚDO DE ESPORTES RADICAIS E DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Mayara de Oliveira Santos, Diogo Lousada Damasceno, Ewerton Rodrigues Mafra

Última alteração: 2021-10-06

Resumo


Esportes radicais e de aventura (ERA) é um dos conteúdos que está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas muitos são os obstáculos encontrados pelo professor na hora de ministrar tal conteúdo nas aulas de Educação Física (EF), o conteúdo tem como característica um esporte de “risco” na qual pode levar os alunos a se machucarem, tem-se certo receio de docentes e gestores em relação à prática nas escolas. Buscou-se identificar as dificuldades dos professores em ministrar o conteúdo nas aulas de EF. O estudo se caracterizou como uma pesquisa bibliográfica descritiva, onde foi utilizado o banco de dados Microsoft Academic para coleta de artigos científicos e sites todos em português, relacionados ao tema por meio das palavras-chave: “Esportes Radicais”, “Educação Física Escolar”, “Esportes de Aventura”. O levantamento do estudo foi realizado pelos autores no período de julho a setembro, no qual foram selecionados 20 estudos publicados entre 2010 a 2019, sendo escolhidos 14 pesquisas (11 artigos científicos, 2 dissertações de mestrado e 1 monografia) todas em português que tiveram como critério de inclusão: Caracteristicas sobre ERA nas aulas de EF; Dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de ensino dos ERA; alternativas para ministrar o conteúdo de ERA. A partir de um fichamento organizado por nome do autor e ano, objetivos e principais resultados da pesquisa, verificou-se 6 estudos com resultados semelhentes, no qual foi possível notar dificuldades como a falta de materiais, ambientes inadequados, desmotivação dos alunos, falta de conhecimento e preconceito do corpo docente que se acomodaram com o mais “fácil e prático” resumindo seus planejamentos em esportes tradicionais, limitando os alunos a oportunidade de vivenciar novas experiências. Tais achados deste levantamento bibliográfico se assemelham a alguns estudos que apresentam a importância de novos conteúdos, dando maior plenitude no processo de ensino e aprendizagem e assim valorizando os objetivos da EF na escola. Portanto, os professores de EF devem sempre buscar novas maneiras de ministrar suas aulas, rever seus planejamentos anuais, atualizar seus conhecimentos, utilizar materiais alternativos, contar com ajuda de atletas ou pessoas que praticam algum tipo de ERA.

Palavras-chave


Esportes Radicais e de Aventura; Atividade de Lazer; Desporto; Educação Física Escolar.

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