Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, II Simpósio de Educação Física e Saúde Coletiva no Contexto Amazônico

Tamanho da fonte: 
ENSINO REMOTO DE GINÁSTICA RÍTMICA E ARTÍSTICA EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19: ADQUIRINDO BONS HÁBITOS
João Paulo Oliveira do Nascimento, Cássio Lucas Silva de Lima, Enoly Cristine Frazão da Silva, Evandro Jorge Souza Ribeiro Cabo Verde, Lionela da Silva Correa

Última alteração: 2021-10-06

Resumo


Devido estarmos acometidos pela pandemia da COVID-19, a área da educação teve um entrave inicial para ter continuidade em seu indispensável papel – ensinar. Para isso, houve uma readequação de métodos e modos de ensinar, nos levando a adotar um modo remoto para disseminar o conhecimento (EAD). Dessa forma, o Programa de Danças, Atividades Circenses e Ginástica - PRODAGIN decidiu continuar as atividades de algumas de suas turmas no formato remoto, assim, proporcionando o meio educacional sem necessitar estar geograficamente presente, o que de qualquer forma não haveria possibilidade, por ainda vivermos em distanciamento social, assim, os alunos puderam aprender e vivenciar a modalidade de forma segura, em suas residências. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas, atuante em projeto de extensão como professores de uma turma de ginástica rítmica e artística que atende a crianças de 7 a 14 anos. As aulas aconteceram duas vezes na semana, a qual tínhamos encontros via ferramenta google meet, e vídeos no YouTube. Inicialmente foi notável uma certa estranheza com relação as aulas online, no entanto, no decorrer das aulas foi perceptível uma melhora principalmente na interação aluno-aluno e aluno-professor, e principalmente na disposição na hora de realizar os movimentos propostos pelos professores. O fato de estarmos em distanciamento social é um fator determinante quando falamos de crianças, isso porque, é justamente nessa fase onde há maior interação e troca de informações, influenciando diretamente no bem estar mental e físico. Foi perceptível nos primeiros contatos com as crianças uma ociosidade e ansiedade. E com o passar das aulas, houveram pais afirmando que seus filhos apresentaram uma melhora em muitos aspectos, entre eles na saúde física, e até mesmo quando falamos em disciplina, onde uma certa aluna ganhou o hábito de acordar cedo e se alongar, fazer os exercícios que foram passados pelos professores nas aulas, além disso, durante as aulas podíamos notar uma grande diferença na comunicação, onde os alunos passaram a interagir mais, brincavam entre si, estava mais ‘’natural’’, quando comparado ao formato presencial. A partir do exposto, concluímos que através das aulas remotas, foi possível trabalhar aspectos imprescindíveis como a socialização, a manutenção da saúde física e mental, e a criação de hábitos saudáveis.

Palavras-chave


Pandemia; Bons Hábitos; Benefícios; Ensino Remoto.

Texto completo: PDF