Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, II Simpósio de Educação Física e Saúde Coletiva no Contexto Amazônico

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E IDENTIDADE PEDAGÓGICA
Camilla Ytala Pinheiro Fernandes, Ana Paula Pinheiro da Silva, Ágna Retyelly Sampaio de Souza, Lis Maria Machado Ribeiro

Última alteração: 2021-10-06

Resumo


Relatar a experiência vivenciada na colônia de férias realizada pelo curso de Educação Física do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), situado no município de Juazeiro do Norte- CE. O evento ocorreu entre os dias 04 à 08 de julho de 2018. Participaram do estudo cerca de 100 crianças de ambos os sexos. Inicialmente a abertura das atividades ocorreu no Auditório Kariris da instituição e o encerramento na quadra poliesportiva. A Educação Física, enquanto componente curricular obrigatório entende a cultura corporal do movimento por meio de práticas corporais lúdicas, que proporcionem lazer, saúde e bem-estar. Nesse contexto o tema escolhido para tal evento foi “Brincando com o Circo”, onde participaram dessa ação crianças, alunos e funcionários da instituição. As atividades escolhidas para ação foram: apresentação de palhaços, personagens e objetos do circo, apresentação de balé, de mágica, ilusionismo, entre outros. A divisão dos alunos foi conforme a faixa etária e as turmas eram separadas com camisas de cores diversificadas. O encerramento da colônia aconteceu no ginásio do Instituto Federal do Ceará com números de dança, acrobacias, brincadeiras e outras apresentações de acordo com a faixa etária de cada criança. Esse momento contou com a presença dos pais, professores e os demais envolvidos no evento. Foi notado que as atividades circenses no contexto da Educação Física escolar, proporcionou momentos de ludicidade e aprendizagem. As brincadeiras serviram como facilitadoras no processo de autonomia, além de propicia condições de liberação da fantasia e proporcionar prazer. Em relação aos aspectos socais foi possível observar que as crianças apresentaram interação com os outros colegas e estavam motivadas nas atividades desenvolvidas. É notória a importância das práticas lúdicas na Educação Física. É por meio de vivências lúdicas que a criança constrói sua própria identidade e percebe-se como sujeito social, único e complexo. Nesse contexto, a ludicidade deve ser vista como prática integrada que auxilia no processo de assimilação dos conhecimentos, visando o desenvolvimento global da criança em suas diferentes fases de desenvolvimento.

Palavras-chave


Educação Física; Criança; Identidade Pedagógica.

Texto completo: PDF