Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, II Simpósio de Educação Física e Saúde Coletiva no Contexto Amazônico

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BENEFÍCIOS BIOPSICOSSOCIAIS DE AULAS REMOTAS PARA TURMA DE DANÇA CRIATIVA DO PRODAGIN EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19
Cássio Lucas Silva de Lima, João Paulo Oliveira do Nascimento, Evandro Jorge Souza Ribeiro Cabo Verde, Kamila Pimentel dos Santos, Lionela da Silva Correa

Última alteração: 2021-10-06

Resumo


Por conta da pandemia do COVID-19 todas as pessoas devem se manter em distanciamento social para evitar aglomerações e a contaminação pelo vírus. Em virtude disso, foram necessárias a realização de adaptações para que atividades de diversos setores pudessem acontecer de forma segura. O Programa de Danças, Atividades Circenses e Ginástica - PRODAGIN decidiu dar continuidade às suas atividades de forma on-line, com isso os alunos poderiam estar seguros em casa ao mesmo tempo em que realizaram suas aulas. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de Educação Física atuante em projeto de extensão como professores de uma turma de dança criativa que atende a crianças de 4 a 6 anos. O programa optou por manter suas aulas, oferecendo às alunas um sentimento de continuidade em suas rotinas. Devido a faixa etária das alunas, foi necessário encontrar ferramentas que pudessem manter a atenção voltada às aulas, visto que muitas horas em exposição de tela pode tornar-se entediante e cansativo. Através de constantes relatos dos responsáveis e até mesmo das alunas durante as aulas, mensagens de voz e através de desenhos feitos, foi possível perceber que por mais que a pandemia tenha criado muitas imposições, as aulas remotas trouxeram benefícios a nível biopsicossocial. Tivemos alunas não somente de Manaus (AM), mas de Manacapuru (AM) e até mesmo de Campinas (SP), dessas, dois relatos nos surpreenderam. Um deles a aluna estava em tratamento de um Linfoma Linfoblástico Agudo (LLA) e de uma segunda que estava passando pelo estirão do crescimento e segundo a mãe apresentava dores articulares e apatia. Nos dois casos as mães relataram que as alunas apresentaram disposição após as aulas, redução de dores, melhorias no humor e no processo de comunicação, domínio corporal, noção de espaço e lateralidade. Levando em consideração os aspectos mencionados, concluímos que foi possível através das aulas remotas perceber que as alunas obtiveram ganhos a níveis biopsicossociais, onde puderam estar ativas em um processo de aprendizagem, beneficiando o desenvolvimento motor e contribuindo principalmente para o benefício da saúde mental das alunas no período pandêmico.

Palavras-chave


Benefício; Biopsicossocial; Pandemia.

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