Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, V Seminário Nacional Corpo e Cultura CBCE I Seminário Internacional Corpo e Cultura CBCE IV Sem. Nacional e Intern. HCEL

Tamanho da fonte: 
Metáforas de corpos e culturas na comunidade da Gamboa, Ilha de Itaparica.
Mariana Barbosa Alves, Maria Cecília Silva, Cecília Nunes

Última alteração: 2018-08-29

Resumo


A pesquisa objetiva-se conhecer e registrar o samba chula desenvolvido por Dona Aurinda, a partir de suas historias e memórias acrescidas pela compreensão da imagem como campo importante de investigação. O plano "A multidisciplinaridade de histórias e memórias do samba chula no ritmo do prato e faca de Dona Aurinda: metáforas de corpos e culturas na comunidade da Gamboa, Ilha de Itaparica" pretende valorar relatos e depoimentos orais e registros imagéticos de uma sambadeira da comunidade de Gamboa, Mar Grande, em Vera Cruz/BA. A pesquisa histórica, das memórias e imagética se beneficia do diálogo com a antropologia, sociologia, educação física, arte, entre outras áreas do conhecimento. Das abstrações iniciais próprias da substância social da história e da memória, ampliada por uma perspectiva multidisciplinar, a metodologia desta investigação privilegia a oralidade e a imagética. A sensibilidade desta investigação refere-se a um espectro que Simmel (1908) delineou como uma "cultura subjetiva", que se situa entre um local quase intocado pelo historiador, explicitados pelos sonhos, afetos, imagens, impressões, intuições. Neste sentido a metodologia escolhida poderá tangenciar estes reinos pouco "tocados" até então pela pesquisa ao enfatizar a "ausculta" sensível das experiências de Dona Aurinda, interligadas à investigação do samba chula, como manifestação de corpos e culturas que contam uma história e cultura brasileira ainda pouco visibilizada. Nesta rede de intersecções de várias áreas do conhecimento o plano visa, por fim, uma iniciação cientifica de característica inovadora, multidisciplinar e qualificada, para uma formação em pós-graduação em ciências humanas e sociais.

Texto completo: PDF