Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, V Seminário Nacional Corpo e Cultura CBCE I Seminário Internacional Corpo e Cultura CBCE IV Sem. Nacional e Intern. HCEL

Tamanho da fonte: 
O PAPEL DA FAMILIA, DO PROFESSOR E DA ESCOLA NO PERCURSO EDUCATIVO DE PESSOAS COM PARALISIA CEREBRAL: Um estudo de caso.
jose antonio matos

Última alteração: 2020-10-26

Resumo


Este trabalho de pesquisa busca caracterizar o percurso educativo dos estudantes com Paralisia Cerebral - PC na escola regular e, através dele, identificar as possibilidades e as barreiras que dificultam o processo de inclusão dessas pessoas. A formação dos conceitos é discutida com base nos estudos de Vygotsky, basicamente nos fundamentos da Defectologia, por acreditar que as pessoas com PC, apesar das dificuldades impostas pela deficiência, são sujeitos dotados de capacidades, e através das relações sociais conseguem uma reorganização das estruturas cognitiva, num processo de plasticidade cerebral, alcançando desenvolvimentos mentais que lhes permitam acesso a novos conhecimentos. A pessoa com PC traz consigo deformidades que marcam as suas vidas tão quanto a deficiência, ocasionando um processo de estigma que por muitas vezes, dificultam na construção de relações sociais e, consequentemente, na inclusão social. Com ênfase nesse olhar, esse trabalho buscou, através da metodologia de história de vida, desvendar, por vários olhares sociais, os momentos mais significativos da vida escolar de pessoas com PC, de forma a contribuir na construção de novas perspectivas e estratégias de inclusão em sala de aula. Para isso, entrevistamos três pessoas com PC, que a pesar de terem percursos educativos muitos distintos, tinham na deficiência as mesmas dificuldades e que encontraram na família, e nas relações sociais, o combustível para continuarem buscando os seus objetivos, alcançando uma independência e autonomia igual a qualquer pessoa. Os resultados dessa pesquisa contribuem para entender a importância da escola, da família e da mediação no processo de desenvolvimento das pessoas com PC, e para despertar na comunidade escolar um novo olhar para os estudantes acometidos dessa lesão, frente às possibilidades que se apresentaram na construção de um percurso educativo digno, oportunizando aos mesmos uma inclusão efetiva no processo de aprendizagem em sala de aula, na escola regular.

Texto completo: PDF