Tamanho da fonte:
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO NO IFG: ANÁLISE DOS CONTEÚDOS ABORDADOS
Última alteração: 2021-08-05
Resumo
Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar a seleção dos conteúdos da Educação Física no Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal de Goiás (IFG). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, utilizando como procedimento metodológico a análise documental dos planos de ensino de 13 campi da instituição. A análise nos permitiu localizar os seguintes temas da cultura corporal: a) esporte; b) ginástica; c) jogo; d) dança; e) luta; f) circo; e, g) prática corporal de aventura. Também, identificamos cinco outras temáticas abordadas pela Educação Física: a) exercício físico e saúde; b) história e epistemologia da Educação Física; c) lazer e trabalho; d) Educação Física, corpo e cultura; e, e) primeiros socorros. No que se refere aos temas da cultura corporal, houve a preponderância do esporte, da ginástica e do jogo, com destaque para o primeiro. Já em relação às temáticas se destacaram aquelas sobre exercício físico e saúde, bem como história e epistemologia da Educação Física. A seleção dos conteúdos no IFG se deu de maneira diversa e com diferentes níveis de complexidade, sendo privilegiados determinados conteúdos em detrimento de outros. Analisar a seleção de conteúdos nos planos de ensino dos professores de Educação Física do IFG permitiu fazer uma aproximação com a história da área na instituição.
Texto completo:
PDF