Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XI Congresso Goiano de Ciências do Esporte e Pré-XXII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte

Tamanho da fonte: 
FOUCAULT E A RELAÇÃO ENTRE PODER, CORPO E EDUCAÇÃO
Taynara Reges Cardoso

Última alteração: 2021-08-05

Resumo


O ARTIGO TEM COMO CENTRALIDADE A OBRA “VIGIAR E PUNIR” E O CURSO “EM DEFESA DA SOCIEDADE” DO FILÓSOFO MICHEL FOUCAULT (1999-1987). NESTA PERSPECTIVA, O OBJETIVO FOI REFLETIR ACERCA DO CORPO, PODER E EDUCAÇÃO POR MEIO DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NO ESTILO NARRATIVO. O ARTIGO RESPALDA POR MEIO DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: QUAIS SERIAM AS ALTERNATIVAS PARA ROMPER COM UMA EDUCAÇÃO REIFICADORA PRESENTE NAS ESCOLAS DA ATUALIDADE. AO PENSAR A MUDANÇA DO SISTEMA QUE PRODUZ A HUMANIZAÇÃO EM OPOSIÇÃO AS TECNOLOGIAS DO PODER, FOI POSSÍVEL DESTACAR A LIBERDADE E A SOLIDARIEDADE COMO FORMAS DE CONTRAPOR AOS DISPOSITIVOS QUE ENCOBREM CORPOS SUJEITADOS.

Texto completo: PDF