Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Sudeste de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM INÍCIO DE CARREIRA: REFLEXÕES SOBRE INFLUÊNCIAS DO CAPITAL CULTURAL NAS ESCOLHAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS QUE ORIENTAM OS/AS PROFESSORES/AS.
Erineusa Maria da Silva, Ligia Ribeiro e Silva Gomes

Última alteração: 2010-09-03

Resumo


Esta pesquisa em andamento aborda as ações docentes em início de carreira e os elementos da formação que orientam suas aulas. O eixo orientador das análises são as escolhas didático-metodológicas desses sujeitos em seu cotidiano escolar problematizando as mediações entre as suas ações pedagógicas e o capital cultural constituído pelas/nas suas experiências vividas antes, durante e depois da formação inicial.  A investigação tem natureza qualitativa, do tipo etnográfico e utiliza como instrumentos observações de aulas, entrevistas semiestruturadas e grupo focal.  Justifica-se, pois possibilitará a formação continuada desses professores, e também o fortalecimento do debate intelectual em relação à formação docente.


Texto completo: PDF