Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Sudeste de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
VALORES EM JOGO: ‘JOGOS’ E ‘OLIMPÍADAS’ ESCOLARES COMO EMULAÇÃO DE VALORES
Fernanda Gonçalves Rios, Thaise Ramos Varnier, Etyelle Laurindo Ribeiro, Ana Gabriela Medeiros

Última alteração: 2010-09-15

Resumo


Os Jogos Olímpicos estão entre as formas de ritualização de valores da modernidade mais conhecidas. Consequentemente, influenciam as mais variadas “olimpíadas”. Este estudo objetivou compreender os valores que orientam Jogos escolares, enfatizando seus rituais de abertura na perspectiva dos professores e alunos. Uma pesquisa qualitativa foi realizada em duas escolas particulares de orientação confessional da grande Vitória. Pode ser observada a ritualização de valores ‘olímpicos’ e dos valores das próprias escolas. Concluímos que entre os alunos coexistem orientações em relação aos valores tradicionais e contemporâneos. Já na perspectiva dos professores há uma predileção por uma dimensão instrumental da competição.

Texto completo: PDF