Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Sudeste de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
REPRESENTAÇÕES SOBRE A INSERÇÃO/INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS COM OS COTIDIANOS DE UM CMEI
Karolina Sarmento Rodrigues, Amanda De Pianti Rosa, Renata Silva Jorge, Wagner dos Santos, Omar Schneider, André da Silva Mello

Última alteração: 2010-09-09

Resumo


Analisa as representações sociais que os praticantes do cotidiano de uma escola de Educação Infantil possuem acerca da Educação Física (EF). Utiliza os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico. Os dados foram produzidos pela observação participante. Sobressaem representações que concebem a EF como um momento de descanso para as professoras regentes e como disciplina auxiliar para atender as demandas da escola. Além disso, concepções que denotam a desvalorização da EF, e adoção de um modelo esportivizante de intervenção, indicam divergências entre o que é proposto pelas Diretrizes Curriculares e a forma como a EF é compreendida na escola.


Texto completo: PDF