Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
RAPEL E TIROLESA NO ENSINO MÉDIO: A AVENTURA NA ESCOLA
Deise Francelle dos Santos, Paloma Ziliotto Sant'anna Flach, Ivan Livindo de Senna Corrêa

Última alteração: 2011-09-23

Resumo


Este trabalho relata um estudo de caso realizado com os sujeitos que vivenciaram o rapel e a tirolesa nas aulas de Educação Física do 3º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRGS. O objetivo do trabalho foi identificar as percepções dos sujeitos que vivenciaram o rapel e a tirolesa e apontar perspectivas para o ensino de esporte de aventura na escola. Para realizar a pesquisa, aplicou-se um questionário e uma entrevista semiestruturada com 16 sujeitos. Como resultado, a maioria dos participantes demonstram satisfação em realizar as atividades e destacam a superação de limites e o enfrentamento do medo como as principais sensações e realização nessas atividades.
Palavras-chave: escola; esporte de aventura; ensino médio; educação física.

Texto completo: ANAIS