Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
LEITURA DE MUNDO, MUNDO VIVIDO E UMA PROPOSTA DE ACESSO ATRAVÉS DA PRODUÇÃO MIDIÁTICA
Marcelo Rocha Radicchi

Última alteração: 2011-09-22

Resumo


Partindo do entendimento do professor enquanto pesquisador interessado no estabelecimento de um ambiente de ensino-aprendizagem significativo em suas aulas, torna-se necessário para isso, o diálogo entre conteúdo trabalhado e a “leitura de mundo” que cada um dos educandos traz consigo à escola. A partir do método de coleta de dados utilizado em minha pesquisa de mestrado, propus a reflexão sobre este método e as possibilidades de sua transposição para a realidade de educacional com a finalidade de possibilitar ao professor-pesquisador, o acesso a elementos do mundo vivido de seus educandos. Por meio da utilização de procedimentos midiáticos e trabalhando na perspectiva da mídia-educação em seu sentido produtivo, torna-se possível ao professor-pesquisador conhecer aspectos do mundo vivido dos alunos, possibilitando a este, o passo inicial para o estabelecimento de situações de ensino dialógico e significativo em suas aulas.

Texto completo: Anais