Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
Os passos que desenham educação: uma intervenção com a dança no Projeto Nova Descoberta
Thays Macêdo Silva, Rosie Marie Medeiros

Última alteração: 2011-07-11

Resumo


Esta pesquisa desenvolveu-se a partir da reflexão com o ensino da dança em um projeto social denominado Projeto Nova Descoberta (PND). A pretensão com este estudo é afirmar através da descrição de toda a vivência e seus resultados alcançados que dança é educação, partindo por investigar o significado da dança para os participantes do projeto, considerando a fase inicial e final da vivência. Houve a busca pela atitude fenomenológica de Merleau-Ponty que consente a experiência vivida como fonte de conhecimento. A pesquisa abre diálogos possíveis da dança com a Educação, com a área da Educação Física e no contexto educativo de projetos sociais, recheando a possibilidade de pensarmos a dança tanto como desenvolvimento individual, como também social.

Texto completo: ANAIS