Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DA/NA GLOBO: UM ESTUDO SOBRE O AGENDAMENTO DE 2014 NO JORNAL NACIONAL
Cristiano Mezzaroba, Lyana Miranda, Mariana Mendonnça Lisboa, Fernando Bitencourt, Angélica Caetano

Última alteração: 2011-09-22

Resumo


Este trabalho apresenta uma pesquisa em andamento cujo objetivo é o de investigar o agendamento midiático-esportivo realizado na Copa do Mundo de Futebol/2010 projetando a Copa de 2014 que será realizada no Brasil. Apoiados em bases teóricas sobre o conceito de agenda-setting e reflexões em torno do jornalismo e da publicidade, observou-se o Jornal Nacional da Rede Globo durante a Copa da África do Sul, além da observação do mesmo durante a realização dos amistosos preparatórios da seleção brasileira. Os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente, através da análise de conteúdo e da análise crítica do discurso e demonstram que, em específico, o referido programa telejornalístico utiliza este fenômeno esportivo particular como “espelho da imagem do próprio país”, lançando, para isso, valores estéticos, apelos emocionais e táticas sensacionalistas, auxiliando empresas divulgadoras de produtos a fortalecer ou posicionar suas marcas ao valor que o esporte, e sobretudo o futebol se prestam.

Texto completo: Anais