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SENTIR, PENSAR E OLHAR: MÚLTIPLOS SIGNIFICADOS PARA OS CORPOSSUJEITOS
Última alteração: 2011-07-11
Resumo
RESUMO
Buscamos com este trabalho aproximações com os pensamentos de Morin, Maturana & Varela, Le Breton e Serres que nos mostraram as possibilidades de sensibilidades outras para a tessitura de processos de conhecimentos que se tramam com foco no corpo. Os dois primeiros autores citados nos permitirão problematizar acerca de compreensões de corpo como corpossujeitos que se auto-organizam e se autoproduzem imersos na dinâmica das redes culturais e sócio-históricas, tensionando, assim, a noção de sujeito essencialmente racional da modernidade. Esta pesquisa com os corposujeitos está amparada, mais profundamente, também em outros dois autores, Michel Serres e David Le Breton, que, por meio de algumas de suas obras, nos permitiram ampliar as nossas reflexões e dar continuidade à escritura do trabalho. Falamos como professoras de Educação Física que, no circuito de duas universidades públicas, trabalham com processos iniciais de formação docente. Dessa forma, acreditamos que essas reflexões nos abrem pistas e atalhos para problematizarmos o corpo e as redes de significações que circulam nele e com ele, transformando-o numa das mais férteis tramas de imaginários sociais na atualidade.
Palavras-chave: corpo, cotidiano, corposujeitos
Buscamos com este trabalho aproximações com os pensamentos de Morin, Maturana & Varela, Le Breton e Serres que nos mostraram as possibilidades de sensibilidades outras para a tessitura de processos de conhecimentos que se tramam com foco no corpo. Os dois primeiros autores citados nos permitirão problematizar acerca de compreensões de corpo como corpossujeitos que se auto-organizam e se autoproduzem imersos na dinâmica das redes culturais e sócio-históricas, tensionando, assim, a noção de sujeito essencialmente racional da modernidade. Esta pesquisa com os corposujeitos está amparada, mais profundamente, também em outros dois autores, Michel Serres e David Le Breton, que, por meio de algumas de suas obras, nos permitiram ampliar as nossas reflexões e dar continuidade à escritura do trabalho. Falamos como professoras de Educação Física que, no circuito de duas universidades públicas, trabalham com processos iniciais de formação docente. Dessa forma, acreditamos que essas reflexões nos abrem pistas e atalhos para problematizarmos o corpo e as redes de significações que circulam nele e com ele, transformando-o numa das mais férteis tramas de imaginários sociais na atualidade.
Palavras-chave: corpo, cotidiano, corposujeitos
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ANAIS