Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PÁGINAS DE UMA AGENDA: O AGENDAMENTO MIDIÁTICO PARA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DE 2014
Hudson Pablo de Oliveira Bezerra, Bertulino José de Souza, Helder Cavalcante Câmara

Última alteração: 2011-09-22

Resumo


Mediante a relação estabelecida entre a mídia e as práticas esportivas na atualidade, é necessário adotarmos posturas críticas e reflexivas para que possamos compreender com autonomia os elementos e interesses postos nessa relação. No cenário brasileiro, em que o país conquista o direito de sediar os dois maiores eventos de competição esportiva, a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e as Olimpíadas em 2016, essa relação certamente será intensificada, e, dessa forma, devemos estar atentos para não sermos apenas consumidores passivos das informações midiáticas. Portanto, na busca por compreensões sobre essa relação, objetivamos neste trabalho refletir sobre o agendamento midiático para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, assim, a pesquisa investigou os telejornais Esporte Fantástico (Rede Record) e Esporte Espetacular (Rede Globo) durante o mês de abril de 2010.

Texto completo: Anais