Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
INCLUSÃO E DIFERENÇA NA REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE: ASSOCIAÇÕES E DISSOCIAÇÕES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Letícia Beatriz Santana Caparroz, Evelline Cristhine Fontana, Rogério Correa, Ilma Célia Ribeiro Honorato, Gilmar de Carvalho Cruz

Última alteração: 2011-09-30

Resumo


Esta pesquisa foi elaborada a partir de reflexões realizadas sobre a formação profissional na área da Educação Física para a atuação junto a alunos com necessidades especiais. Seu objetivo foi analisar a produção científica relacionada à Educação Física e Inclusão Escolar publicada na Revista Brasileira de Ciências do Esporte na primeira década do século XXI. Para tanto, efetuou-se levantamento e avaliação dos trabalhos revisados a partir de suas palavras-chave, objetivos, metodologias, resultados e conclusões. Os resultados encontrados indicam que o tema Inclusão Escolar no campo da Educação Física é pouco abordado na produção científica veiculada na Revista Brasileira de Ciências do Esporte, a despeito de ser assunto gerador de importantes inquietações de ordem profissional. Esse fato pode contribuir para fragilizar a compreensão dos profissionais da área sobre a relação entre Educação Física e Inclusão Escolar e remete a reflexões de interesse sobre a função de associações científicas no diálogo com questões advindas do cotidiano da intervenção profissional.

Texto completo: ANAIS