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DOCÊNCIA E AUSÊNCIAS TEÓRICAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: A QUESTÃO DA CONSCIÊNCIA DE CLASSE E AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR – SUBSÍDIOS PARA REFLETIRMOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Elaine Cristina Silva Oliveira, Silvio Cássio da Costa Telles, Rômulo Meira Reis, Ângela Celeste Barreto de Azevedo, André Malina

Última alteração: 2011-09-27

Resumo


O presente trabalho pretendeu mostrar a necessidade de fundamentação teórica do professor de educação física – pressupostamente associada à formação profissional – na perspectiva da formação da consciência de classe de alunos de escolas públicas, filhos de trabalhadores, em aulas de educação física. Desse modo, preliminarmente, orientamo-nos para subsidiar a formação superior em educação física com os resultados da docência nessa disciplina na escola. Além disso, tentamos mostrar a importância da fundamentação para elevação do patamar de consciência no sentido gramsciano do termo, visando modificações na ordem social. Para isso, utilizamos os conceitos de intelectual e de hegemonia de Antônio Gramsci e ratificamos a necessidade de a escola e o professor disporem de meios para a formação de intelectuais e para o surgimento de uma nova classe dirigente.
Palavras Chave: Consciência de Classe, Educação Física Escolar, Formação Profissional.

Texto completo: ANAIS