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REFLEXIVIDADE NA INVESTIGAÇÃO ANTROPOLÓGICA E AS SUAS RELAÇÕES COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DO BOXE
Flávio Py Mariante Neto, Marco Paulo Stigger

Última alteração: 2011-07-01

Resumo


O presente trabalho é resultado da sistematização de reflexões feitas a partir de uma pesquisa etnográfica realizada em uma academia de boxe em Porto Alegre. Ao escolher a etnografia, metodologia que se caracteriza pela compreensão de aspectos simbólicos envolvidos em um universo particular, eu percebi que algumas mudanças estavam ocorrendo em minha maneira de lecionar. Assim, destinei um espaço em meus diários de campo para debater o tema. Foram realizados 29 registros entre os meses de Janeiro e Abril de 2010. Então, compreendi que a visão antropológica me ajudou a relativizar conceitos ligados à temática do gênero e relacionados com a heterogeneidade do esporte. Concluí que a antropologia e a pedagogia podem andar juntas, formando um elo teórico/prático capaz de ajudar na atuação docente.
Palavras-chaves: Boxe, etnografia, reflexividade.

Texto completo: ANAIS