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A EDUCAÇÃO FÍSICA ENTRE O PROJETO SOCIAL DA MODERNIDADE SÓLIDA E O PROJETO SOCIAL DA MODERNIDADE LÍQUIDA
sidinei Pithan da Silva

Última alteração: 2011-07-05

Resumo


O presente texto tematiza, a partir do pensamento de Bauman, a constituição da identidade e legitimidade social da Educação Física no contexto de transição da modernidade sólida para a modernidade líquida. Decorre deste pensamento a compreensão da natureza da crise que atravessa o discurso identitário da Educação Física. De outra forma, o texto sinaliza para os limites e possibilidades do discurso educacional moderno e pós-moderno. Neste contexto, descreve um cenário moderno marcado por dois momentos distintos, o da modernidade em sua fase sólida e o da modernidade em sua fase líquida. O primeiro, da modernidade sólida, a condição social de vigilância, de racionalização, de controle, cumpre o papel funcional / adaptativo de colocar todos sob a mesma ordem rígida (sociedade administrada). O segundo, da modernidade líquida, a condição social de insignificância, de irracionalismo, cumpre o papel funcional de colocar e manter todos sob a mesma desordem flexível do Mercado. Do enfoque cientificista e mecanicista do corpo e da educação física na modernidade sólida passamos ao enfoque relativista e esteticista do corpo e da educação física na modernidade líquida.

Texto completo: ANAIS