Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte

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PARÂMETROS PRÁTICOS DA METODOLOGIA DO ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS ATRAVÉS DA COORDENAÇÃO COM BOLA, A BASE DAS HABILIDADES DOS JOGOS
Jenipher Emanuelle de Lima Campos Zampier, Siomara Aparecida Silva

Última alteração: 2011-12-20

Resumo


O objetivo do presente estudo visa verificar a freqüência de atividades que atendem aos parâmetros planejados e indicados pela metodologia de ensino universal dos esportes, e analisar a coordenação motora com bola através da comparação das habilidades. Participaram 92 escolares com idade M=10,5±3,028 anos, de 185 aulas.. A coordenação motora com bola foi analisada através do teste de coordenação com bola – TECOBOL. Na comparação das habilidades verificou-se que houve um menor tempo na execução do drible (M=0,22±0,06) quando comparada ao do lançamento (M=0,37±0,25). A condução (M=0,29±0,12) foi executada em menor tempo que o chute (M=0,58±0,27). No transporte da bola o drible (M=0,22±0,06) foi executado mais rapidamente que a condução (M=0,29±0,12). No acertar o alvo, o lançamento (M=0,37±0,25) foi executado com mais velocidade que o chute (M=0,58±0,27).A prática quantificada indica alterações dos planos de atividades, estratificados para as idades favorecendo o desenvolvimento da capacidade de jogo através da aprendizagem motora e tática, construindo para o treinamento tático-técnico, atendendo aos valores ideais propostos.
Palavras chave: Método de ensino; Coordenação motora; TECOBOL.

Texto completo: ANAIS