Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
AÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA PERIFERIA DE SÃO PAULO
Antonio Andrade de Santana, Glauco Nunes Souto Ramos

Última alteração: 2011-09-23

Resumo


O objetivo desta pesquisa é analisar a ação docente de um professor de Educação Física no ensino médio que atua em uma escola pública da periferia de São Paulo/SP. A metodologia foi qualitativa do tipo estudo de caso e os instrumentos analisados foram: diários de aula elaborados pelo docente e autoavaliações dos alunos. Foi possível verificar estratégias diferenciadas no trato dos conteúdos e na dinâmica das aulas sendo identificada a figura do professor como um dos pontos diferenciais de incentivo e motivação. O estudo aponta para a necessidade da construção, discussão e reflexão nos cursos de formação de temas que busquem a formação de profissionais reflexivos e preparados para sua atuação na escola, em especial, no ensino médio.

Texto completo: ANAIS