Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DE ARAPIRACA- ALAGOAS: REALIDADE, CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO NA DIREÇÃO DA FORMAÇÃO OMNILATERAL
Joelma de Oliveira Albuquerque, Deysianne França Matos Silva, Vannina de Oliveira Assis, Irinaldo Deodato Silva

Última alteração: 2011-09-23

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar o trabalho pedagógico em escolas de tempo integral do município de Arapiraca – Alagoas e identificar a perspectiva de formação do aluno por meio da análise de documentos que registram as características destas escolas. Os parâmetros teórico-metodológicos utilizados têm como base a teoria do conhecimento materialista histórico-dialética. Foi possível constatar que os documentos analisados carecem base teórica coerente e consistente; e que estes não expressam a concepção de desenvolvimento integral das pessoas, estando muito mais voltado para a avaliação e acompanhamento dos estagiários do que explicitando, para além das atividades práticas imediatas, suas perspectivas para a formação das crianças e jovens, a qual vem se dando de forma unilateral.

Texto completo: ANAIS