Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID: relato de experiência do subprojeto de Educação Física PIBID/UFAL
Elyssandra Oliveira da Silva, Daiana Maciel de Moura, Adonai Hilbert Pereira Seixas, Marcos André da Silva Santos, Gilberto Francisco dos Santos, Cláudia Mayra Nascimento dos Santos, Patrícia Cavalcanti Ayres Montenegro

Última alteração: 2011-09-23

Resumo


O presente trabalho apresenta o relato de experiência do subprojeto de Educação Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Estadual Professor Moreira e Silva, em Maceió-AL. Tal programa tem entre seus objetivos oferecer experiências pedagógicas aos futuros professores dos cursos de licenciatura para incentivá-los na escolha da carreira docente, além de contribuir na melhoria da qualidade de ensino dessas escolas. Utilizamos para o subprojeto a pesquisa-ação. O presente relato de experiência desdobra-se em duas partes: numa breve descrição das atividades desenvolvidas pelos bolsistas de iniciação à docência e na exposição da pesquisa diagnóstica realizada com os discentes da referida escola. Participaram da pesquisa 2 representantes de cada turma, um total de 63 participantes. Para coleta de dados, utilizou-se uma questão norteadora para verificar a expectativa dos alunos sobre o subprojeto. Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo do tipo temática. Com a pesquisa conseguimos conhecer melhor a realidade da Educação Física na escola e, a partir disso, planejar as intervenções. Tivemos a oportunidade de exercitar a docência a partir da cooperação com os alunos, eles vivenciaram e obtiveram conhecimentos da disciplina antes não vistos.

Palavras-chave: PIBID; Docência; Experiências pedagógicas;

Texto completo: ANAIS