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O TRABALHO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO NASF: UM ESTUDO DE CASO
Giannina do Espírito-Santo, Patrícia Pinto Xavier

Última alteração: 2011-09-22

Resumo


A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem como desafio ultrapassar os limites tradicionalmente definidos para a atenção básica no Brasil, especialmente no contexto do SUS. As equipes da ESF, que contavam com um número restrito de profissionais, receberam um reforço a partir da publicação pelo Ministério da Saúde, em Janeiro de 2008, através da portaria nº154, do Núcleo de Atenção Integral a Saúde da Família (NASF). Este constituído por vários profissionais, dentre eles o profissional de Educação Física (DOU, 2008). Este estudo teve como objetivo verificar as percepções do profissional de Educação Física a respeito do trabalho desenvolvido em uma equipe do NASF em dois momentos, com dois e 11 meses de atuação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa-descritiva. Utilizou-se a entrevista individual como instrumento de coleta de dados, que foram interpretadas a luz da análise do discurso. Através dos resultados pôde-se observar que o profissional de Educação Física está num processo de (re)significação do seu trabalho na Saúde da Família. Seu discurso demonstra alguns avanços para o olhar sobre a saúde de forma ampliada. Entretanto ainda encontra-se preso a hegemonia existente na formação da maioria dos cursos de bacharelado em Educação Física, que é centrada num viés biológico.

Texto completo: Anais