Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SAÚDE E ESTÉTICA DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM EM UMA ACADEMIA DE COPACABANA
Giannina do Espírito-Santo, Diogo Gonçalves de Souza Oliveira

Última alteração: 2011-09-22

Resumo


Através de observações assistemáticas nota-se uma preocupação dos professores atuantes em academias para a busca de uma estética, pois os alunos/clientes ficam atentos às informações contidas em vários meios de comunicação e buscam em seus corpos um modelo estético e de saúde. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo interpretar as representações sociais de saúde e estética de profissionais de educação física que atuam em academias de ginástica. Como metodologia utilizou o referencial teórico-metodológico das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978). Onde participaram 10 professores de Educação Física, de uma academia em Copacabana no Rio de Janeiro. O critério para a seleção dos indivíduos foi de forma intencional, elegendo professores atuantes numa academia da Zona Sul do Rio de Janeiro (MINAYO, 2006). A análise dos dados foi realizada através da proposta de Bardin (1977) da análise de conteúdo, na sua vertente temática. Conclui-se que as representações de saúde para esses profissionais ficaram ancoradas na atividade física e na alimentação e objetivadas na estética corporal. A estética por sua vez ficou ancorada na modelização corporal objetivada na atividade física.

Texto completo: Anais