Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DAS TENDENCIAS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PRESENTE NOS ARTIGOS CONCLUSIVOS DO PDE – SEED/PR (2007-2008)
Emyly Kathyury Kataoka, Astrid Baecker Avila

Última alteração: 2011-09-27

Resumo


O artigo trata da relação entre a produção do conhecimento e a forma como o conhecimento da Educação Física escolar é mediado nos processos escolares efetivos. Apresentamos a pesquisa em andamento que irá analisar as tendências nos artigos conclusivos do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), com o objetivo de apreender as principais tendências onto-epistemológicas e teóricas nesses artigos e as conseqüências políticas, éticas e epistemológicas. Apoiamo-nos na discussão da ontologia crítica, compreendendo que através desse aporte é possível captar as várias facetas e conseqüências trazidas pelas diferentes opções filosóficas e científicas.
Palavras-chaves: Conhecimento. Educação Física Escolar. Ontologia. Programa de Desenvolvimento Educacional.

Texto completo: ANAIS