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O RUGBY COMO CONTEÚDO DE LAZER, FEMINISMO E COMPETITIVIDADE NO IF SERTÃO-PE
Bartolomeu Lins de Barros Júnior, Cara K. Snyder, Filipe Dimon Nascimento Lima, Jose Pestana de Aguiar D Agorreta D Alpuim

Última alteração: 2013-05-16

Resumo


O estudo de caso traz uma análise de experiências com a prática do Rugby no IF SERTÃO-PE. A problemática lançada aponta a prática do Rugby por estudantes do sertão pernambucano: entre as motivações para vivenciar o jogo no contexto do lazer, por perspectivas feministas e a formação de equipes competitivas. O objetivo é identificar o potencial do Rugby enquanto conteúdo de lazer e esporte em uma escola de ensino técnico profissionalizante. Através da observação direta se constatou que os praticantes recorrem as escolhas e tomadas de atitude próprias na vivência do jogo, a formação de equipes, a participação em competições, a conquista de visibilidade, o fortalecimento das relações institucionais entre docentes dos campi e o engajamento dos professores de Educação Física.

Palavras-chave


educação física; lazer.

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