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EDUCAR PELO LAZER OU DOMESTICAR BRINCANDO? : AS LIÇÕES DE UM PROGRAMA DE LAZER
Paulo Cresciulo Almeida, Milena Silva Abreu

Última alteração: 2013-05-09

Resumo


O Projeto Colônias de Férias da UFF: uma articulação Niterói-Oriximiná, desenvolvido em 2011 tinha como objetivo oportunizar os acadêmicos de Educação Física da UFF a participação numa ação extensionista na área de Lazer. Objetivava a atuação numa perspectiva crítica nas concepções da Extensão Universitária e nas do Lazer. Em Niterói foi possível auferir resultados razoáveis, entretanto, o mesmo não ocorreu em Oriximiná. Tendo como referência a Educação pelo Lazer e a Educação para o Lazer, ratificou-se a eficiência das atividades recreativas para o controle e a domesticação dos corpos. A constatação motivou a elaboração deste texto que pretende socializar as reflexões sobre as contradições presentes nas ações de lazer, pensadas na lógica contra-hegemônica.

Palavras-chave


colônias de férias; lazer; autonomia; democracia

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