Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E DIVERSIDADE CULTURAL
Santiago Pich, Paulo Evaldo Fensterseifer

Última alteração: 2013-07-06

Resumo


O trabalho problematiza o conceito de diversidade cultural no campo dos estudos pedagógicos e filosóficos da educação e da Educação Física. Aborda esse problema a partir de um olhar que visa considerar as diferenças culturais, sem, contudo, cair em uma postura essencialista, que impeça situá-las em perspectiva universal, e no contexto de uma sociedade e uma escola republicana e democrática. Finaliza, sinalizando para a necessidade de trabalhar a partir de um horizonte que assuma o sempre frágil equilíbrio entre a polifonia das vozes da diferença e o solo comum do humano, entendido como uma construção situada no plano da historicidade.

Texto publicado na íntegra como suplemento da RBCE:
http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE

Palavras-chave


Relativismo cultural. Escola republicana. Corpo. Educação Física escolar.