Tamanho da fonte:
A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR DO CAMPO NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DO BRASIL: CRÍTICA À TESE HEGEMÔNICA
Última alteração: 2013-07-06
Resumo
Trata-se da análise materialista histórica e dialética de 433 estudos (teses e dissertações) acerca da educação dos trabalhadores do campo. O objetivo é expor a crítica à tese hegemônica identificada, com ênfase nas consequências para a formação destes trabalhadores. A análise se pautou nas premissas epistemológicas e na crítica da educação. Constatou-se que a tese escola/educação com conteúdos e saberes do e para o meio rural, pautados no cotidiano e na identidade cultural dos sujeitos das áreas rurais aparece em 236 estudos, cuja consequência para a formação dos trabalhadores é o esvaziamento fragmentação de sua compreensão acerca do real, o que nos coloca diante do desafio de buscar alternativas teóricas para esta problemática.
Texto publicado na íntegra como suplemento da RBCE:
http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE
Texto publicado na íntegra como suplemento da RBCE:
http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE
Palavras-chave
produção do conhecimento; educação do campo; classe trabalhadora em luta; formação humana.