Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FÍSICA, CORPO E EPISTEMOLOGIA: UMA LEITURA COM O FILÓSOFO JOSÉ NUNO GIL/Physical Education, Body And Epistemology: A Reading With The Philosopher José Nuno Gil/Educación Física, Cuerpo Y Epistemología: Una Lectura Con El Filósofo José Nuno Gil
Felipe Quintão Almeida

Última alteração: 2013-06-10

Resumo


RESUMO
Pesquisa teórica que investiga as relações entre corpo e epistemologia. Analisa a obra do filósofo português José Nuno Gil, para quem o corpo encerra a capacidade de influenciar a linguagem e as estruturas racionais que usamos para compreender o mundo. Discute três sentidos de corpo em seu trabalho. Extrai implicações desses significados para a atividade epistemológica em Educação Física, em especial, o “dilema culturalista” das perspectivas críticas da área.

ABSTRACT
This paper refers to theoretical research that investigates the relationship between body and epistemology. It analyzes the work of the Portuguese philosopher José Nuno Gil, to whom the body has the ability to influence the language and rational structures we use to understand the world. It discusses three meanings of body in his work. Extracts the implications of these meanings for the epistemological activity in Physical Education, particularly the “cultural dilemma” of the critical perspectives of the area.

RESUMEN
Trabajo teórica que investiga las relaciones entre cuerpo y epistemología. Analiza la obra del filósofo portugués José Nuno Gil, para quien el cuerpo tiene la capacidad de influir en el lenguaje y las estructuras racionales que usamos para comprender el mundo. Discute tres sentidos del cuerpo en su trabajo. Concluye al extraer implicaciones de estos significados para la actividad epistemológica en Educación Física, en especial el “dilema culturalista” de las perspectivas críticas del área.

Palavras-chave


corpo; epistemologia; linguagem; educação física.

Texto completo: PDF