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EDUCAÇÃO FÍSICA E PEDAGOGIA CRÍTICA: INTERPRETAÇÕES, REDESCRIÇÕES/Physical Education and Critical Pedagogy: Interpretations, Redescriptions/Educación Física y Pedagogía Crítica: Interpretaciones, Redescriciones
Felipe Quintão Almeida, Valter Bracht, Alexandre Fernandez Vaz

Última alteração: 2013-06-10

Resumo


RESUMO
Descreve os contornos da produção crítica da educação física explicitamente influenciada, a partir dos anos 1980, pela “pedagogia histórico-crítica”. Reflete sobre os fundamentos da crítica ideológica considerando a paisagem cognitiva atual, ocasião para dialogar com Richard Rorty, um dos mais importantes nomes do debate filosófico contemporâneo (falecido em 2007). Em termos metodológicos, a análise assume como fonte os artigos da “Revista Brasileira de Ciências do Esporte” e da revista “Motrivivência”, publicados entre 1980 e 1995.
PALAVRAS-CHAVE: educação física; pedagogia crítica; epistemologia; Richard Rorty.

Physical Education and Critical Pedagogy: Interpretations, Redescriptions

ABSTRACT
This article describes the outlines of the critical production in physical education, which has been explicitly influenced, since 1980, by the “critical pedagogy”. It reflects on the foundations of the ideological criticism considering the current cognitive panorama, constituting an opportunity of a dialogue with Richard Rorty (deceased in 2007), one of the most important names in contemporary philosophical debate. In terms of methodology, the analysis takes as its source the articles of the “Revista Brasileira de Ciências do Esporte” (Brazilian Journal of Sports Science) and the journal “Motrivivência”, published between 1980 and 1995.
KEYWORDS: physical education; critical pedagogy; epistemology; Richard Rorty.

Educación Física y Pedagogía Crítica: Interpretaciones, Redescriciones

RESUMEN
Describe los contornos de la producción crítica de la educación física explícitamente influenciada, a partir de los años 1980, por la “pedagogía histórico-crítica”. Reflexiona sobre los fundamentos de la crítica ideológica considerando el paisaje cognitivo actual, ocasión para dialogar con Richard Rorty, uno de los más importantes nombres del debate filosófico contemporáneo (fallecido en 2007). En términos metodológicos, el análisis toma como fuente los artículos de la “Revista Brasilera de Ciencias del Deporte” y de la revista “Motrivivência”, publicados entre 1980 y 1995.
PALABRAS CLAVE: educación física; pedagogía crítica; epistemología; Richard Rorty.

Palavras-chave


educação física; pedagogia crítica; epistemologia; Richard Rorty.

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