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A EDUCAÇÃO FÍSICA NO COLÉGIO ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO: INDÍCIOS DA ESCOLARIZAÇÃO DE UMA DISCIPLINA ENTRE OS ANOS DE 1943 E 1957
Grasiela Martins Lopes Poleze, Denise Maria da Silva Ribeiro, Mariana Rocha Lucio, Thiago Ferraz Will

Última alteração: 2013-05-27

Resumo


Busca analisar as transformações na Educação Física nas décadas de 1940 e 1950, tendo como objeto de estudo o Colégio Estadual do Espírito Santo. Opera com o referencial teórico-metodológico da História Cultural, nos termos das estratégias e táticas, lutas de representações e do paradigma indiciário. Utiliza como fonte o arquivo do Colégio que na época, materializava o ideário de modernidade pedagógica na região. Nesse período, a Educação Física torna-se progressivamente mais esportivizada e menos associada à ginástica, o que permite perceber que uma mudança mais geral em torno da Educação Física estava sendo processada, deixando de se fundamentar menos nas práticas de correção da deformação e voltando-se para o discurso da competição por meio das olimpíadas escolares.

Palavras-chave


Educação Física 1; Colégio Estadual do Espírito Santo 2; Escolarização 3.

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