Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O BOXE EM DOCUMENTÁRIO: ESPORTIVIZAÇÃO INFANTIL RUMO AO ALTO RENDIMENTO
Tatiana Zuardi Ushinohama, José Carlos Marques

Última alteração: 2015-06-30

Resumo


Um documentário é uma narrativa de acontecimentos não fictícios organizada por um emis-sor, o qual procura retratar o tema atendo-se a fatos e documentos históricos. Assim, ao classificar “Sons of Cuba” como documentário, atribui-se a essa produção a valoração de diagnóstico de uma realidade a respeito da iniciação precoce de crianças cubanas no mundo esportivo visando aos Jogos Olímpicos. O objetivo deste artigo é discutir as asserções presentes neste documentário a partir de um viés da educação física, interpretando a construção proposta por Andrew Lang (2009) a respeito do mundo esportivo em Cuba. Observou-se que o autor com-pôs o documentário a partir da sua experiência e referencia de educação européia.

Palavras-chave


Boxe; Treinamento Precoce; Esporte. Cuba.

Referências


BORIN, J. P.; GONÇALVES, A. Alto nível de rendimento: a problemática do desempenho desportivo. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v.26, n.1, p.9-14, 2004.
BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero Limitada, 1983.
BRACHT, V. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. 3º ed. Ijuí: Unijuí, 2005.
COI (2010). Carta Olímpica. Disponível em: Acesso em: 06 jun. 2011.
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3º ed. São Paulo: Phorte, 2005.
KUNZ, E. Transformações didático-pedagógica do esporte. 4º ed. Ijuí: Unijuí, 2001.
MEDEIROS, M. Socialismo e educação física. Revista Estudos, Goiania, v.36, n.9/10, p. 941-957, 2009.
RAMOS, F. P. Mas afinal... O que é mesmo documentário? São Paulo: Editora Senac, 2008.
RUBIO, K. Jogos olímpicos da era moderna: uma proposta de periodização. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo v.24, n.1, p. 1-12, 2010.
SIGOLI, M. A., DE ROSE JR., D. A história do uso político do esporte. R. bras. Ci e Mov., Brasília, v. 12, n.2, p. 111-119, 2004.
SILVA, M.L.S.; RUBIO, K. Superação no esporte: limites individuais ou sociais? Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v.3, n.3, p. 69-76, 2003.
WEINECK, J. Treinamento Ideal. 9ª ed. Barueri: Manole, 2003.
SONS OF CUBA. Andrew Lang (diretor, produtor e câmera). UK: Trinamite Productions, Windfall Films, 2009. Duração: 88 minutos, língua: espanhola e legenda: inglês. Disponível em:< http://www.sonsofcuba.com/>

Texto completo: PDF